sexta-feira, 6 de agosto de 2010

As 7 maravilhas do mundo antigo

As Piramides de Quéopes

Construída há 5 mil anos a.c levou 20 anos para ficar pronta e nesse período contou com a mão-de-obra de aproximadamente 100 mil homens. E a única das 7 maravilhas que se mantêm até hoje, foi construída como tumba real para o faraó Khufu.



Estátua de Zeus em Olímpia

Construída no século V a.c. Era feita em ouro e marfim, medindo de 12 a 15 metros de altura. Após 800 anos, foi levada para Constantinopla (hoje Istambul), onde acredita-se ter sido destruída por um terremoto.



Jardins suspensos da Babilônia

Foi construído no século VI a.c pelo rei Nabucodonosor, com o intuito de conquistar sua esposa, que sentia saudades de sua terra natal.




Templo de Ártemis em Éfeso

O maior templo do mundo antigo. Era composto por 127 colunas de mármore, com 20 metros de altura cada uma. Hoje existe apenas um pilar da sua construção original.



Mausoléu de Helicarnasso

Quando o rei Mausolo morreu, a rainha Artenisia (que além de esposa, era também sua irmã), decidiu construir em tributo a ele, a tumba mais esplêndida no mundo. Hoje os fragmentos desse monumento são encontrados no museu britânico e na Turquia. A palavra mausoléu é derivada de Mausolo.




Colosso de Rodes

Uma estátua do Deus grego Hélio, de 30m metros de altura e 70 toneladas, toda de bronze, colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Na mão direita da estátua havia um farol que orientava as embarcações a noite. Ficou em pé durante apenas 55 anos, sendo abalada por um terremoto que a jogou no fundo da baía, no fundo do mar ainda era tão impressionante que muitos viajaram para vê-la, onde foi esquecida até a chegada dos árabes, que a venderam como sucata.




Farol de Alexandria

Foi construído a mando de Ptolomeu no ano 280 a.c próximo ao porto de Alexandria, iluminava até 50 km de distância, foi destruída por um terremoto em 1375, suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário